top of page

QUESTÕES

1. Leia o trecho retirado do quinto capítulo da obra "O Mulato". Em seguida, assinale a alternativa correta.

 

“No dia imediato, Raimundo deu um passeio ao Alto da Carneira; no outro dia foi até São Tiago; no outro percorreu a praça do Mercado; foi três ou quatro vezes ao Remédios; repetiu a visita aos pontos citados e não tinha mais onde ir. Meteu-se em casa, disposto a cultivar as relações familiares do tio e visitá-las de vez em quando, para se distrair; mas, […] reparava despeitado, que, sempre e por toda a parte, o recebiam constrangidos. Não lhe chegava as mãos um só convite para baile ou para simples sarau; cortavam muita vez a conversação, quando ele se aproximava; tinham escrúpulo em falar na sua presença de assuntos, aliás, inocentes e comuns; enfim isolavam-no […]. Todavia, uma circunstância o intrigava, e era que, se os chefes de família lhe fechavam a casa, as moças não lhe fechavam o coração; em sociedade o repeliam todas, isso é exato, mas em particular o chamavam para a alcova. Raimundo via-se provocado por várias damas, solteiras, casadas e viúvas, cuja leviandade chegava ao ponto de mandarem-lhe flores e recados, que ele fingia não receber, porque, no seu caráter educado, achava coisa ridícula e tola. Muitos e muitos dias não se despregava do quarto, senão para comer ou, o que sucedia com frequência, para ir à varanda dar dois dedos de palestra à prima.”

 

a) Raimundo admirava os valores e comportamentos da sociedade maranhense do final do século XVIII, esforçando-se para ser aceito e poder transitar nas festas

 

b) Raimundo não entendia por que ser filho de uma escrava transformara-se em motivo para Ana Rosa tê-lo negado o pedido de casamento.

 

c) Até esse momento do enredo, Raimundo ignorava sua condição de mulato, desconhecia sua origem e, por isso, não entendia as razões da discriminação e preconceitos sofridos.

 

d) O narrador preocupa-se em descrever a rotina de Raimundo. Revela que a personagem sentia o constrangimento das pessoas com sua presença. Por isso, preferia ao convívio da família onde se sentia plenamente acolhido.

​

e) Raimundo isolava-se, consciente de que essa era a melhor forma de evitar o convívio com a sociedade abolicionista, mantendo, assim, seus valores escravocratas e o conservantismo moral e religioso por ele defendidos.

2. Leia o trecho da obra "O Mulato" e julgue os itens de I a V.

 

“Não! Ela não podia admitir o celibato, principalmente para a mulher!... Para o homem ainda passava... viveria triste, só; mas em todo o caso era um homem... teria outras distrações! Mas uma pobre mulher, que melhor futuro poderia ambicionar que o casamento?... que mais legítimo prazer do que a maternidade; que companhia mais alegre do que a dos filhos, esses diabinhos tão feiticeiros?... Além de que, sempre gostara muito de crianças: muita vez pedira a quem as tinha que lhas mandasse a fazer-lhe companhia, e, enquanto as pilhava em casa, não consentia que mais ninguém se incomodasse com elas; queria ser a própria a dar-lhes a comida, a lavá-las, a vesti-las, e acalentá-las. E estava constantemente a talhar camisinhas e fraldas, a fazer toucas e sapatinhos de lã, e tudo com muita paciência, com muito amor, justamente como, em pequenina, ela fazia com as suas bonecas. Quando alguma de suas amigas se casava, Ana Rosa exigia dela sempre um cravo do ramalhete ou um botão das flores de laranjeira da grinalda; este ou aquele, pregava-os religiosamente  no seio com um dos alfinetes dourados da noiva, e quedava-se a fitá-los, cismando, até que dos lábios lhe partia um suspiro longo, muito longo, como o do viajante que em meio do caminho já se sente cansado e ainda não avista o lar.”

​

I. As indagações de Ana Rosa são próprias de uma moça romântica, possuidora de habilidades domésticas que a tornavam apta para o casamento.
II. O advérbio "quando" introduz uma oração subordinada adverbial temporal.
III. No trecho "este ou aquele, pregava-os religiosamente no seio com um dos alfinetes dourados da noiva…", o pronome "este" tem como referente "um cravo do ramalhete" e "aquele", "um botão das flores de laranjeira".
IV. A forma verbal "quedava-se" não consta no léxico da língua portuguesa, sendo, por isso, um empréstimo da língua espanhola.
V. A imagem criada pela comparação do estado de espírito de Ana Rosa ao cansaço de um viajante permite afirmar que ela se sente angustiada pela espera de um amor verdadeiro. Imagem essa, própria do estilo realista.

Estão corretos os itens da alternativa:

​

a) II e IV.

 

b) III e V.

​

c) I e II.

 

d) I e IV.

 

e) III e IV.

3. (UCBA) Os romances Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato, do último quartel do século XIX, inauguram concepções estéticas e filosóficas que se opõem ao:

​

  1. Romantismo.
     

  2. Realismo.
     

  3. Arcadismo.
     

  4. Naturalismo.
     

  5. Simbolismo.

4. "Raimundo tinha vinte e seis anos e seria um tipo acabado de brasileiro, se não foram os grandes olhos azuis, que puxara do pai. Cabelos muito pretos, lustrosos e crespos; tez morena e amulatada, mas fina; dentes claros que reluziam sob a negrura do bigode; estatura alta e elegante; pescoço largo, nariz direito e fronte espaçosa. A parte mais característica de sua fisionomia eram os olhos grandes, ramalhudos, cheios de sombras azuis; pestanas eriçadas e negras, pálpebras de um roxo vaporoso e úmido; as sobrancelhas muito desenhadas no rosto, como a nanquim, faziam sobressair a frescura da epiderme, que, no lugar da barba raspada, lembrava os tons suaves e transparentes de uma aquarela sobre papel de arroz."

O trecho acima transcrito apresenta o retrato físico da personagem principal de um romance, cujo ano de publicação tem sido tomado didaticamente como fim de um movimento literário e começo de outro.

 

Assinale a alternativa que contenha uma afirmação incorreta sobre esse romance:

​

  1. Raimundo é a personagem do romance O Mulato, responsável pelo título da obra.
     

  2. Ana Rosa é o nome da heroína de O Mulato, que, ao final da obra, se casa com Dias, caixeiro de seu pai e assassino de Raimundo.
     

  3. vilão de O Mulato é o cônego Diogo, responsável tanto pela morte de José Pero, pai de Raimundo, quanto pelado próprio Raimundo.
     

  4. Os três principais assuntos tratados por Machado de Assis em O Mulato são o racismo, o adultério e a corrupção do clero.
     

  5. Aluísio Azevedo escreveu, além de O Mulato, publicado em 1881, as seguintes obras: O Cortiço, Casa de Pensão, O Coruja, Livro de uma Sogra.

5. Aluísio Azevedo foi introdutor do Realismo no Brasil com a obra O Mulato (1881). Sobre o movimento literário pode-se afirmar que:

​

  1. Realismo predomina sobre o Romantismo na 2ª metade do século XIX.
     

  2. realismo e Modernismo, no fundo, tinham as mesmas reivindicações.
     

  3. são causas do Realismo: o progresso da Ciência e o esgotamento do romantismo.
     

  4. os escritores realistas pretendiam reformular a vida social através de seus textos.
     

  5. para o Realismo, o comportamento humano é determinado pelo meio.

bottom of page